Esperança

Se em Deus depositamos também a Esperança, se Nele esperamos, finalmente o encontraremos

Testemunho - Dignidade devolvida

Testemunho de Gabi que teve sua dignidade de filha de Deus resgatada após seu encontro pessoal com Jesus. O Senhor a conduziu a um processo de conversão diária, luta verdadeira pela santidade.

Advento, a novidade na contínua vinda de Jesus.

Dia 30 de novembro, iniciou-se o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a festa do Natal de Jesus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Esse tempo conduz a Igreja ao princípio de sua existência, daí a grande característica deste tempo: a esperança.


O advento dura quatro semanas e podemos dividi-lo em duas partes. Nas duas primeiras semanas a Liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas, nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém.


A liturgia nesse tempo é rica e usa símbolos e cores para bem representar esse lindo tempo da espera de nosso Salvador. Podemos começar a observar nas Santas Missas que os paramentos litúrgicos serão na primeira, segunda e quarta semana nas cores roxa, para indicar a penitência, a conversão a Deus. Já na terceira semana será na cor rosa como sinal de alegria pelo nascimento próximo do Menino Deus.


A cada semana do Advento, será acessa uma vela no altar. Essas quatro velas estarão organizadas e ornamentadas sempre no formato de um círculo, que chamamos de coroa do advento. A qual simboliza a eternidade, a unidade do tempo que não tem início nem fim; Jesus Senhor do tempo e da história. As velas são acendidas gradativamente até que na última semana todas estarão acesas simbolizando a vitória da Luz sobre as trevas. Para cada vela também há um significado, conforme nos ensina Professor Felipe Aquino em seu livro “Para entender e celebrar a liturgia”.


1ª Vela é do Perdão concedido a Adão e Eva, que de mortais se tornarão seres viventes em Deus.
2ª Vela é a da dos patriarcas que creem na promessa da Terra Prometida.
3ª Vela é a da Alegria de Davi pela sua descendência.
4ª Vela é a do Ensinamento dos profetas que anunciam a justiça e a paz.


O Advento é um tempo real e atual onde devemos nos preparar para vivermos com Cristo e sermos como Ele. A vinda de Cristo é antiga, mas se atualiza na celebração litúrgica. Se ainda estamos Cristão mornos esse é o tempo favorável para nos prepararmos com afinco e dedicação e suplicarmos como os primeiros cristãos: vem, Senhor Jesus! Vem!

 

Fabiana Lucena

Fabi

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

AJUDE-NOS

Comunidade Católica Família em Missão

CNPJ 19 446 396/0001-23


Banco: ITAU
Agência: 0667  |   Conta Corrente: 8945-2

 

Liturgia Diária