Esperança

Se em Deus depositamos também a Esperança, se Nele esperamos, finalmente o encontraremos

Testemunho - Dignidade devolvida

Testemunho de Gabi que teve sua dignidade de filha de Deus resgatada após seu encontro pessoal com Jesus. O Senhor a conduziu a um processo de conversão diária, luta verdadeira pela santidade.

Glorioso São José

SFC 19.3.15 - São JoséEsposo de Maria, pai adotivo de Jesus, esses dois aspectos da vida de São José revelam bastante sobre quem ele é. Assim como, dentre todas as mulheres do mundo, Deus escolheu Maria pra ser a mãe do Salvador, assim também Deus fez com José, um homem descrito nas sagradas escrituras com o título de “justo”.


Para os judeus um homem justo era aquele que cumpria com retidão os preceitos do Senhor, um homem irrepreensível em suas ações. Na Bíblia encontram-se poucas informações sobre São José, entretanto as passagens em que ele é citado são suficientes para conhecê-lo e adentrar em seu coração.


Um bom exemplo está no Evangelho de São Mateus, capítulo 1, versículos 19 a 21, que além de definir José como um homem “justo”, também descreve o momento em que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonho:


19. José, seu esposo, que era homem justo, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. 20. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. 21. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.


Esse pequeno trecho, evidencia a humildade e obediência de José, que foi capaz de abrir mão das suas vontades e acolher o que o anjo havia lhe dito; a sua intimidade com Deus, pois somente um homem de profunda oração acolheria com tanta docilidade a proposta feita pelo anjo; a sua coragem de seguir diante de uma situação completamente nova e inesperada, sem medo ou ressalvas diante do que poderiam enfrentar. Coragem que é uma das suas características mais marcantes, seja a coragem de uma vivência profunda de oração, até mesmo a coragem de superar as adversidades para proteger a Virgem Maria e o Menino Deus, como na viagem de Nazaré até Belém antes do nascimento de Jesus e a fuga para o Egito.


Em São José temos um grande exemplo de homem, pai e esposo para tomarmos como referência em um mundo que parece ter perdidos seus referenciais de bondade, justiça e moral. É possível observar no carpinteiro de Nazaré que o vigor e a virilidade tão típicas do homem e de sua masculinidade em nada se opõem a uma vida de oração e de intimidade com Deus, mas que na realidade se complementam. Tanto que em 1870, o Papa Pio IX declarou José como patrono da Igreja Católica, confiando a Santa Igreja à sua proteção, para que assim como ele cuidou de Maria e do Menino Deus, também cuidasse e protegesse a Igreja de Cristo.


Outro título que São José recebeu foi o patrono dos trabalhadores, em virtude disto no dia mundial do trabalho, 1 de maio, a Igreja celebra o dia de São José Operário.


No dia de hoje com grande alegria nos confiamos aos cuidados do Glorioso São José, celebrando, além das festividades do seu dia, a renovação dos votos dos consagrados da Comunidade Família em Missão, ofertando mais um na de nossas vidas a serviço de Deus e da Igreja, assim como José um dia ofertara a sua.


Que Deus nos dê a graça de também sermos tido como “justos”. Peçamos a benção e intercessão do homem a quem Deus chamou de "pai" sobre as nossas vidas neste dia tão especial.


"Lembrai-vos, oh! puríssimo esposo da Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção, implorado vosso socorro e não fosse por vós atendido. Com esta confiança, venho à vossa presença; a vós com fervor me recomendo. Não desprezeis as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos de acolhê-las piedosamente. Amém."

 

SFC - Matheus Campos
Matheus Campos
Consagrado da Comunidade Família em Missão

Comentários  

 
#1 Laércio 19-03-2015 15:45
Ótimo texto, Matheus!
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

AJUDE-NOS

Comunidade Católica Família em Missão

CNPJ 19 446 396/0001-23


Banco: ITAU
Agência: 0667  |   Conta Corrente: 8945-2

 

Liturgia Diária