Esperança

Se em Deus depositamos também a Esperança, se Nele esperamos, finalmente o encontraremos

Testemunho - Dignidade devolvida

Testemunho de Gabi que teve sua dignidade de filha de Deus resgatada após seu encontro pessoal com Jesus. O Senhor a conduziu a um processo de conversão diária, luta verdadeira pela santidade.

Por que a Igreja cobre as imagens dos santos na Quaresma?

Igreja
Esse costume da igreja é muito antigo e antes era algo obrigatório, hoje é facultativo. Uma igreja ao decidir cobrir com pano roxo as suas imagens, cruzes ou quadros leva o fiel que entra na igreja a uma reflexão sobre a Paixão de Cristo. Tudo fica coberto para que o foco seja o Altar, o Santo Sacrifício a Paixão.


O grande intuito também é a valorização da simbologia litúrgica algo tão rico dentro da igreja, mas infelizmente em desuso nos dias atuais. A simbologia desse ato é para que percebamos visualmente a diferença dos tempos litúrgicos, para que entremos mais facilmente nesse mistério Pascal e para que vivamos mais profundamente o tempo Quaresmal. Assim, com esse espaço litúrgico, nada alegre, é tempo de refletirmos sobre os sofrimentos de Cristo.


Algumas igrejas logo no início da Quaresma já cobrem suas imagens outras a partir do quinto Domingo da quaresma ou ainda apenas na Semana Santa. Na sexta-feira da paixão já se descobrem as cruzes. As imagens são descobertas apenas na celebração Pascal devolvendo assim a alegria e o colorido da igreja juntamente com o canto do Glória.

 

 

Fabiana Lucena

Fabiana Lucena

Consagrada da Comunidade Família em Missão

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

AJUDE-NOS

Comunidade Católica Família em Missão

CNPJ 19 446 396/0001-23


Banco: ITAU
Agência: 0667  |   Conta Corrente: 8945-2

 

Liturgia Diária